segunda-feira, 7 de julho de 2008

O jeito Emo de ser e se vestir





Munhequeira, franja caída no rosto, alargador, piercing na boca, colar de bolinhas ou dadinhos, gravatinha, Adidas, roupas pretas, mistura de delicados lacinhos no cabelo com as ousadas meias “arrastão”.

Provavelmente você já deve ter visto ou conhece alguém que se veste assim. Eles são uma tribo urbana chamada Emo. Eles se autodefinem como carinhosos, sensíveis, pessoas calmas que não gostam de briga e querem apenas amar e serem amados.


Os chamados “emos” têm geralmente entre 12 e 20 anos, estão presentes por todo o Brasil e geralmente fazem amizades pela internet. No site de relacionamentos Orkut, por exemplo, existem diversas comunidades como Emo sim!!Algo contra?!, -estilo emo de se vestir- entre outras.


Para Walter Oliveira Rodrigues, 16 anos, o principal para quem curte o estilo emo é ser uma pessoa de comportamento carinhoso, que não gosta de brigas e só quer a paz do mundo. Apesar disso, Walter afirma que sofrem muito preconceito. “Todos os estilos deveriam ser respeitados, assim como o emocore. Cada um tem seu estilo. Ficar criticando os outros é uma grande palhaçada”, diz o adolescente.


O emocore ou também conhecido como hard core melódico, para quem não sabe o que significa, é um estilo musical que mistura batidas fortes como no rock, com letras mais trabalhadas, que em muitas vezes trazem sentimentos expressos. Os próprios jovens vinculam bandas como o NXZero, Forfun, CPM22 e Ramirez como bandas Emo.


Apesar de ficarem muito felizes com todo o carinho do público, os componentes dessas bandas não acham que o grupo se classifique em uma tribo urbana. Danilo Cutrim, 24 anos, guitarrista e vocalista da banda Forfun, afirma que as letras têm sentimentos sim, mas não existe um público específico.


“Fazemos música para quem gosta de música. Emoção está sim presente em todas as nossas músicas, mas acho que não dá pra rotular como Emo”, diz Danilo. “Os títulos e rótulos são necessários para se identificar mais facilmente uma banda, mas acho o que temos em comum com o CPM22, o NXZero e os outros grupos chamados de emo é que todos fazemos música e só”, acrescenta o guitarrista.


Daniel Weksler, 20 anos, baterista do NXZero também concorda. “Se uma banda se veste toda de preto e faz canções tristes as pessoas nem sabem mais se é gótico ou emo ou death metal”, fala. “Não importa quantos anos você tem, nem do que gosta ou deixa de gostar, se você se sentir tocado pelo som seja bem-vindo”, complementa.


A dica para quem quer encontrar essa turma é passear principalmente nos shoppings da cidade e também visitar os fotologs na internet. “A gente costuma conhecer outras pessoas pela própria internet, mas para sair a gente vai mesmo aos shoppings e aproveita pra conversar e até mesmo arrumar namorado, como no meu caso”, conta a mineira Mari Lopes, 14 anos, namorada de Walter, 16 anos, que também curte o estilo emo.


Para quem mora em São Paulo, os emos costumam bater cartão na Galeria do Rock, Galeria Ouro Fino e também na balada chamada Hangar 110.

[]Do que eles gostam?

Acessórios e roupas:
- Gostar de se vestir todo de preto
- Usar muitos acessórios, entre os preferidos estão os colares de dadinhos ou bolinhas e as munhequeiras
- Meninas gostam de usar meia arrastão
- Calças mais apertadas
- Blusas Baby Look
- Tênis All Star quadriculado
- Sombra e lápis na região dos olhos
- Franja caída no rosto
- Cinto de rebite
- Falar palavras no diminutivo, como fofo=fofinho, amor=amorzinho
- Escrever palavras de uma forma não convencional, como amiga=miguxa, beijo=bejux, Orkut=kuku
- Deixar declarações para os amigos como “Eu emo vc” (para dizer Eu amo você)

Música:
As preferidas dessa moçada são as bandas que misturam um pouco do som pesado que lembra o punk rock, com letras que falam sobre emoções e sentimentos. Algumas das bandas preferidas:
- NXZero
- Forfun
- Ramirez
- Simple Plan
- Blink 182
- Cansei de Ser Sexy
- Rufio
- Fall Out Boys
- Panic at the Disco
- Green Day
- Good Charlotte
- Emoponto


[]A origem do termo EMO
A palavra Emo (abreviação do inglês emotional) é um estilo musical derivado do hardcore. Esse tipo de música surgiu no início da década de 90, com bandas que despontavam no cenário punk dos Estados Unidos.
O nome acabou se espalhando por meio das publicações norte-americanas alternativas e também os chamados fanzines, que descreviam bandas como o Embrace e o Rites of Spring como um hardcore emocional.

No Brasil, o estilo emo começou a ganhar muita influência a partir de 2003, em São Paulo, espalhando-se depois para todo o país


[]PreconceitO!

Se por um lado, a cada dia que passa os emos conquistam mais e mais adolescentes ou jovens que simpatizam com o estilo de ser ou se vestir, ao mesmo tempo, o preconceito em torno dessa tribo urbana é muito grande.
O site Orkut e também alguns fotologs trazem assuntos como “Chega dessa moda Emo”, “Eu odeio Emo” entre outros. Quando procurados para falar sobre o assunto, o argumento é que “emocore não é uma pulseira ou um colar e sim apenas um estilo de música”, segundo alega L.F, 15 anos, que preferiu não ser identificado.

O paulista de 15 anos, Ranier Dittrich, diz que o preconceito existe e acha que até mesmo na hora de arrumar uma namorada é mais fácil se ela também curtir esse estilo. “Acho que quem critica o estilo emo deveria pensar que todos têm o direito de ser como quiserem. Não acho certo isso, mas também sei que para arrumar uma namorada é muito mais fácil ela me aceitar se também for uma emo”, declara Ranier.

Camila Evelyn da Silva, 14 anos, que mora no interior de Pernambuco acha que o preconceito ainda é maior quando não se mora em grandes cidades. “As pessoas têm muito preconceito mesmo. Até na família o pessoal pensa coisa errada, acha que quem é emo, ou punk como eles dizem, é pessoa ruim, mas emo é apenas um gosto e atitude, não tem nada a ver com caráter”, afirma a pernambucana


FONTE:Terra Jovem