segunda-feira, 7 de julho de 2008

Londres – Os jovens emos, fãs de músicas de rock com letras emotivas, decidiram se manifestar contra a imprensa britânica

Londres – Os jovens emos, fãs de músicas de rock com letras emotivas, decidiram se manifestar contra a imprensa britânica, que os acusa de pertencerem a um culto suicida.

A perseguição da imprensa começou após Hannah Bond, de 13 anos, ter se enforcado em seu quarto, em Essex. Hannah era emo, fã de bandas como My Chemical Romance, Dashboard Confessional e Fall Out Boy.

"Nenhum jovem está seguro contra o sinistro culto dos emos", publicou o jornal Daily Mail, que acusou a cultura emo de promover a auto-agressão e exaltar a morte.

Após meses de campanha negativa, amanhã os emos sairão em protesto contra o Daily Mail: cerca de 300 jovens marcaram um encontro na frente da sede do jornal, no centro de Londres, para uma manifestação na qual distribuirão panfletos explicando seu comportamento.

Um alvo freqüente do jornal britânico é a banda My Chemical Romance, que faria apologia à depressão e até mesmo ao suicídio.

Segundo Anni Smith, de 16 anos, que organizou o protesto, não há nada mais falso: "O Daily Mail diz que My Chemical Romance faz parte de um culto suicida. Não é verdade. Não quero dar opiniões sobre a morte de Hannah, mas a banda não é nada além de um alvo fácil", disse ela.

A própria banda, após saber do suicídio da garota, publicou em seu site uma mensagem na qual se declara "contra a violência e contra o suicídio".

De acordo com o jornal The Times, na América Latina, onde os emos são cada vez mais populares, os jovens seguidores dessa moda já foram muitas vezes vítimas de ataques violentos, por parte de pessoas que os acusam de ser homossexuais ou pervertidos.

Para os emos, tal fama é totalmente injusta, já que são somente jovens mais sensíveis e que usam a música como válvula de escape. "Ser um adolescente é cada vez mais difícil. Há muitos exames, mais pressão para entrar na universidade e mais expectativas. Escutar bandas como My Chemical Romance tem um efeito catártico. E o modo de se vestir dos emos é somente uma maneira de se diferenciar dos outros", disse Kate Ashford, de 17 anos, à BBC.

"Ser um adolescente é uma coisa terrível. Pouco importa que a música emo seja horrorosa, dá aos jovens algo com o que se identificar. Em dez anos ouviremos todas essas pessoas com 30 anos contando constrangidas que foram emo", disse o jornalista inglês David Quantick, especializado em música.

Nenhum comentário: